Teste PCR ou sorologia para COVID-19?

Atualmente existe uma variedade de exames para o diagnóstico da COVID-19. Desse modo, é comum ter dúvidas sobre qual é o mais indicado. Se você está com sintomas e deseja saber se está com COVID-19, acompanhe a seguir e entenda quais as diferenças entre o teste PCR ou sorologia.

O que é: Teste PCR ou sorológico

O teste PCR é indicado para o 2º e o 12º dias de início dos sintomas. No exame é possível saber se existe o  RNA do vírus em amostra de naso-orofaringe.

O teste sorológico é recomendado para detecção de anticorpos produzidos contra a doença. Este exame pode ser feito a partir do 14º dia dos inícios dos sintomas.

Como solicitar os exames

Para o exame PCR o pedido deve ser feito obrigatoriamente por um médico. Os exames de sorologia podem ser feitos em unidades dedicadas ou que fazem o atendimento em geral.

Todos os testes de RT-PCR devem ser feitos em laboratórios de análises clínicas que estejam habilitados para o exame da COVID-19.

Diferenças entre os exames de coronavírus

RT-PCR

O teste RT-PCR ocorre com a análise e detecção do material genético do vírus. Neste exame é feito a coleta da secreção naso-orofaringe. Sua amostra é feita por meio do swab (cotonete). Apesar de indolor é incômodo.

Quando fazer: RT-PCR do 2° ao 12° dia do início dos sintomas.

Sorologia

O exame de sorologia é feito com o imunoensaio automatizado em metodologias de quimioluminescência, eletroquimioluminescência ou ELISA. A coleta é feita com sangue venoso.

Quando fazer: Sorologia a partir do 14° dia do início dos sintomas.

OBS: o resultado negativo não exclui a presença do COVID-19. Para mais detalhes pode ser solicitado pelo médico exames complementares.

Gostou do conteúdo? Acompanhe nossos artigos no blog. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão deixe o seu comentário.